Imprimir o livro todoImprimir o livro todo

Módulo de ambientação Livro

Site: Ambiente Virtual de Aprendizagem - ESCOLAGOV-MS
Curso: Ética e Serviço Público - BKP copiar 1
Livro: Módulo de ambientação Livro
Impresso por: Usuário visitante
Data: domingo, 19 Mai 2024, 15:33

1. Introdução ao Módulo de Ambientação

Seja bem-vindo(a) ao módulo de ambientação do curso!

Esperamos que ao final deste módulo você tenha mais facilidade para utilizar nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e compreenda o modo como este curso está estruturado.

Aqui você encontrará informações sobre prazos, carga horária, entre outros assuntos importantes para seu bom desempenho enquanto estudante. A leitura do Guia do Participante é fundamental.

Não tenha medo de navegar, descobrir e experimentar os recursos disponíveis!

Caso não seja sua primeira experiência em cursos a distância da ENAP e você já conheça nosso AVA, aproveite o momento para saber mais sobre o curso e para conhecer seus colegas de turma e tutor(a).

2. Educação a Distância

Quando falamos de Educação a Distância, pensamos na ausência do professor e da sala de aula física. Chegamos a imaginar que em um curso a distância estaremos sozinhos em frente a uma máquina, tendo de cumprir uma série pré-determinada de tarefas e recebendo feedbacks automatizados. Entretanto, o conceito de Educação a Distância está muito mais ligado à relativização do tempo e do espaço por meio do uso apoiado de tecnologias da informação.

Segundo o Ministério da Educação (Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005) a educação a distância "caracteriza-se como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos".

Assim, não estamos juntos fisicamente. Contudo, estamos conectados, vencendo barreiras de espaço e tempo no contato virtual. Temos a opção de conversar com todos ao mesmo tempo (fóruns de discussão, chats), podemos falar individualmente com alguém (mensagem instantânea, e-mail), ou fazer perguntas e questionamentos e sermos respondidos por nossos colegas e tutor. Enfim, estamos conectados a um mundo de possibilidades.

Desta forma, abandonamos a aprendizagem mecânica, centrada em um modelo passivo de mera transmissão e assimilação do conhecimento, e passamos para uma abordagem autônoma da aprendizagem, em que está implícita a responsabilidade do estudante por sua aprendizagem.

Pereira e Silva1 esclarecem que a autonomia não implica autodidatismo, mas sim busca por outras fontes de conhecimento, além do material disponibilizado.

Segundo as autoras, a era da informação favorece um formato de educação no qual o estudante atua como sujeito autônomo e ativo no processo de construção do seu conhecimento e, o professor, como parceiro e motivador.

Nessa linha de pensamento, Pereira e Silva defendem que a educação a distância se propõe uma resignificação dos papéis do estudante, e do professor, do espaço físico e da grade curricular.

Todo o material didático e estratégias educacionais são planejados no sentido de auxiliar o estudante no processo de ensino-aprendizagem nesse novo modelo. Por isso, a instituição de ensino combina suporte didático, tecnológico e tutorial.

Assim, preparar-se para os estudos é uma incumbência do estudante, que pode determinar o melhor momento para realização de suas atividades, respeitando a proposta do curso. Ele aprende a aprender, a desenvolver sua autonomia e, dessa forma, transforma-se em um pesquisador autocrítico e um profissional criativo e dinâmico, que sabe trabalhar em grupo.


1 Disponível: http://tead.grupouninter.com.br/ac1/.../de4161e834b15c3bbbdbc77aae28ee15.ppt Acessado em 10.11.2010.

3. Dicas de Estudo

Nesta modalidade de educação, você, participante, é o grande responsável pelo seu ritmo de aprendizagem. Compartilhamos abaixo algumas dicas para que você inicie seus estudos com qualidade e organização.

 Esteja atento às datas:

A ENAP envia mensagens periodicamente lembrando aos participantes a data de término do curso. Além disso, o professor tutor informa os prazos para entrega das atividades.

Atente para os critérios de avaliação e para as possíveis penalidades no atraso do envio das atividades.

Tenha disciplina:

Estudos mostram que a falta de autodisciplina é uma das maiores causas de desistência dos participantes de cursos a distância. Por isso, crie hábito de estudo, reservando dias e horários para realizar as atividades do curso.

Participe das atividades frequentemente e não se ausente por mais de três dias.

Faça os exercícios:

A função dos exercícios é reforçar o aprendizado, revendo o conhecimento adquirido.

Essas atividades auxiliam seu professor tutor a avaliar o seu progresso no curso.

Participe das discussões:

A aprendizagem é mais significativa quando compartilhada por um grupo de pessoas. Portanto, participe das discussões!

As discussões ocorrem por meio dos fóruns e, eventualmente, pelo chat.

Faça perguntas, considerações sobre o tema abordado pelo professor tutor e comente as contribuições dos colegas.

Não tenha vergonha de tirar as dúvidas com o professor tutor.

Participe!

Registre seu progresso:

Responda às autoavaliações: com elas é possível retomar os objetivos específicos de cada módulo.

Retome os conteúdos referentes aos objetivos não assimilados e converse com seu professor tutor.

Minimize as interrupções durante o estudo:

Converse com seu superior sobre a importância do curso a distância a ser realizado.

Avise, aos colegas de trabalho, seus horários de estudo e indique que você está em treinamento: imprima o prisma e coloque-o sobre seu computador ou sobre sua mesa de trabalho durante o curso.

4. Termos Relacionados à Educação a Distância

Os termos a seguir, visam familiarizá-lo com expressões que você irá encontrar, com alguma frequência, associados à educação a distância.

Aprendizagem a distância: sinônimo para educação a distância.

Aprendizagem autodirigida: Qualquer estudo a distância cuja ênfase esteja no controle que o aprendiz exerce sobre o ritmo de aprendizagem, ou sobre outros aspectos pedagógicos.

Aprendizagem blended ou híbrida: aprendizagem que mistura, ou alterna, métodos presenciais e a distância.

Aprendizagem colaborativa: Processo de comunicação via Internet ou outras ferramentas baseadas na Web (e-mail, chats - tanto de texto como de voz, fóruns de discussão etc.). O computador age como mediador da comunicação por meio de ferramentas especificas, apoiando e promovendo as discussões a distância. Isso permite interações síncronas (todos os participantes interagem ao mesmo tempo no mesmo lugar virtual), comunicações assíncronas (comunicação acontece por meio de ferramentas e cada individuo interage quando estiver online) ou uma mistura destes dois tipos.

Chat: ferramenta de bate-papo que permite a realização de uma discussão textual em tempo real (síncrona).

Comunicação assíncrona: refere-se à comunicação na qual as mensagens estão armazenadas em computadores centrais até que o destinatário ache conveniente acessá-las; email é um exemplo.

Comunicação síncrona: refere-se à comunicação que ocorre em tempo real, como um telefonema ou uma videoconferência.

Educação a distância: termo mais amplo, genérico, e historicamente mais usado, cuja abreviação é EAD.

e-Learning: o uso de um computador conectado a redes eletrônicas, para apresentar ou distribuir algum tipo de conteúdo e atividades ligados à aprendizagem, normalmente identificada por características de interatividade, métodos colaborativos de aprendizagem, acesso a recursos informacionais variados, e avaliação dos aprendizes; essencialmente um sinônimo de online learning.

Fórum: Ferramenta que permite debater assincronamente temas relevantes do curso a distância realizado no ambiente virtual de aprendizagem.


O conteúdo acima foi extraído e adaptado do livro "Aprendizagem a distância" de Fredric M. Litto (p.34-38) e do Glossário de termos de EAD desenvolvido pela equipe de ensino a distância do centro de Computação da UNICAMP em julho 2007.

5. Referência Bibliográfica

LITTO, Fredric M. Aprendizagem a distância. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

PEREIRA, Carla Maria Patrocínio. e SILVA, Liliane Ferreira da. Educação a Distância: autonomia e transformação do aluno. Tele sala: BH Vértice/ Santa Terezinha. Belo horizonte - MG. Disponível: http://tead.grupouninter.com.br/ac1/.../de4161e834b15c3bbbdbc77aae28ee15.ppt Acessado em 10.11.2010.

SABBATINI, Renato M.E. Como estudar a Distância. Disponível em: http://moodle.edumed.com.br/file.php/1/ComoEstudarDistancia.html

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Educação a distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm.

UNICAMP. Glossário de termos de EAD. Equipe de ensino a distância do centro de Computação – CCUEC: Julho 2007 - V03


6. Equipe Responsável


Coordenadora Geral de Educação a Distância

Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento


Coordenadora do Projeto

Aniely Kaukab Esper


Conteudistas

Aniely Kaukab Esper

Grazielle Teles

Luciula Gomez de Holanda

Taiane Sousa Teixeira


Colaboradores

Glaucia Cristina Fullana

Ivonise Sampaio dos Santos

Katiane Almeida Batista

Livia Farias Ferreira de Oliveira

Maria de Fatima Bezerra

Natalia Teles da Mota